日本語AIでPubMedを検索
ブラジル公衆衛生協会(ABRASCO)における健康における大衆教育とそのテーマ別グループの視点
Perspectives of Popular Education in Health and its Thematic Group at the Brazilian Association of Public Health (ABRASCO).
PMID: 32667555 DOI: 10.1590/1413-81232020257.26122020.
抄録
健康における大衆教育(PEH)は、聞くこと、対話すること、行動することによって浸透する知識と実践の分野である。全国的な経験と作品を持つPEHは、様々な社会的・大衆的セグメント、保健ワーカー、教育者、集団保健の研究者などの力を明確にする政治的・教育的な運動であり、他のアクターの間でもある。パウロ・フレイレやヴィクトル・ヴァッラなどの著者に支えられ、PEHは訓練、参加、管理、ヘルスケアの次元で強化されてきた。今日、ブラジルの公共の場では解体が進んでいるにもかかわらず、ブラジル公衆衛生協会(ABRASCO)のPEHテーマ別グループ(TG)は、ブラジルにおける参加型の教育・民主的プロセスの構築と発展のための声の育成、設計、表現を支援してきた。この論文では、特にブラジル社会におけるCOVID-19の影響によってもたらされた現在の惑星危機の影響を含め、政治的、社会的、経済的、教育的、健康的なシナリオの変化の時期である最後の政権の合議体調整センターのメンバーの報告を通して、TGメンバーの経験と精巧さを紹介する。
Popular Education in Health (PEH) is a field of knowledge and practices permeated by listening, dialogue, and action. With a set of national experiences and productions, it is a political-pedagogical movement that articulates forces from various social and popular segments, health workers, educators, and researchers in collective health, among other actors. Supported by authors such as Paulo Freire and Victor Valla, among others, PEH has been strengthened in the dimensions of training, participation, management, and health care. Despite the dismantling experienced today in the Brazilian public scene, the PEH Thematic Group (TG) of the Brazilian Association of Public Health (ABRASCO) has been helping to foster, design, and express the voicing of the construction and development of participatory educational and democratic processes in Brazil. This paper showcases the experiences and elaborations of the TG members through the report of the collegiate coordination center members of the last administrations, a period of changes in the political, social, economic, educational and health scenarios, including the influence of the current planetary crisis brought about by the effects of COVID-19, especially in the Brazilian society.
一般大衆教育(EPS)は、教育、学習、教育に浸透したコンテンツ、サービス、教授法を提供しています。これまでの経験と国内製品を組み合わせることで、このような問題を解決することが可能になりました。これは、様々な社会的セグメント、ポピュラーな人たち、世界的なサッカー選手、教育者、スポーツ選手など、様々な分野の人々に向けて説明しています。パウロ・フレイレやヴィクトル・ヴァッラなどの著名人が基礎としていることから、EPSは設立、参加、育成、教育の各段階において、その恩恵を受けています。ブラジリアン・コールティバ協会(ABRASCO)のEPS(EPS)チームは、このような状況の中で鮮明なサウンドを表現するための活動を推進し、推進し、表現することを目指しています。ブラジル、ブラジルの参加型・民主主義的教育プロセスの構築と展開のプロセスを声に出して表現します。本論文では、GTメンバーの実験と、最近の最新の段階での共同統治機構の構成要素に関連して、以下のような考察を行っています。政治、社会、経済、教育、衛生の各分野での泥沼化を是正することで、COVID-19の効果により、特にブラジル社会の中で生きている地球の危機の影響も含めて、地球環境を改善していくことができます。
A Educação Popular em Saúde (EPS) constitui um campo de conhecimentos, saberes e práticas, permeado pela escuta, pelo diálogo e pela ação. Com um conjunto de experiências e produções nacionais, é um movimento político-pedagógico que articula forças de vários segmentos sociais, populares, trabalhadores de saúde, educadores e pesquisadores da saúde coletiva, dentre outros atores. Sendo fundamentada por autores como Paulo Freire, Victor Valla, entre outros, a EPS vem sendo fortalecida nas dimensões da formação, da participação, da gestão e do cuidado em saúde. O Grupo Temático (GT) de EPS da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) vem ajudando a fomentar, desenhar e expressar, apesar do desmonte vivido nos tempos de hoje na cena pública brasileira, processos de vocalizações da construção e desenvolvimento de processos educativos participativos e democráticos no Brasil. O presente artigo apresenta as experimentações e elaborações dos membros do GT através do relato dos componentes do núcleo de coordenação colegiada das últimas gestões, período reconhecido de mudanças nos cenários políticos, sociais, econômicos, educativos, sanitários, incluindo a influência da atual crise planetária que vivemos, pelos efeitos da COVID-19, especialmente na sociedade brasileira.